quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ainda que a terra trema...

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram." Atos 16.25-26



Nos últimos dias, temos acompanhado com profundo pesar a tragédia acontecida no Haiti.
O terremoto que atingiu o país contribuiu para aumentar ainda mais o sofrimento daquele povo, que já há tanto tempo luta contra a miséria e desolação.
Como é comum diante de catástrofes naturais como esta, muito se questiona sobre a bondade de Deus.
O mundo todo, inclusive os ateístas, se viram contra Deus e indagam: "Como um Deus que É amor pode permitir um desastre desta magnitude contra a humanidade? Contra um povo que já tem tantas mazelas a enfrentar?"

Como as perguntas feitas pelo apóstolo Paulo: "Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?" Eu não ouso tentar explicar acontecimentos como este, me basta a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas.

Mas ao ler a passagem em que Paulo e Silas se encontravam na prisão, orando e louvando a Deus, quando um grande terremoto aconteceu, me faz pensar em algumas coisas:

  • Uma vida de dedicação a Deus não nos livra de perseguições! Pelo contrário, uma vida de fidelidade a Deus, de compromisso sincero com a pregação da Verdade traz perseguição sobre perseguição. A pregação do Evangelho de arrependimento é contrária a todos os valores "politicamente corretos" de nossa sociedade pós-moderna. Se quisermos ser fiéis a Deus, temos que estar preparados para as perseguições.
  • A prática diária de oração e louvor a Deus não nos livra do terremoto! Enquanto oravam e louvavam a Deus, Paulo e Silas passaram pelo terremoto. Tento imaginar a situação em que eles se encontravam, acorrentados em uma prisão, ainda assim louvando a Deus, de repente um terremoto começa a abalar os alicerces do local. Não seria fácil para nós, na mesma situação, nos sentirmos injustiçados? O que me leva à 3ª consideração:
  • Nas mãos de Deus, qualquer terremoto é instrumento de libertação! Nós somos tão limitados em nosso entendimento que nos é impossível vislumbrar, por um momento que seja, os propósitos de Deus em meio ao sofrimento. Mas a Palavra de Deus nos dá essa segurança: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar." Salmos 46.1-2
Que Deus nos ajude quando estivermos passando por dificuldades a confiar em Sua Providência.
Que Deus nos dê um coração que se compadece dos que sofrem e que sejamos prontos a ajudar os que precisam.

Como Ajudar?

Para auxiliar as vítimas do terremoto no Haiti, você pode ajudar através de organizações de raízes cristãs, como a Visão Mundial:



  • por depósito nas contas:
    • Bradesco (Ag.: 3206-9 / CC: 461666-9)
    • Banco do Brasil (Ag.: 0007-8 / CC: 16423-2)
  • ou preencha este formulário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário